Sabemos que, muitas vezes, educação de qualidade está sempre relacionada com um alto custo de investimento. Desta forma, nem todos podem ter acesso à educação desejada mas a fim de equiparar essa situação, alguns programas educacionais agem visando popularizar o ensino de qualidade. Veja a seguir programas da educação voltados para o público de baixa renda:
Aprendiz Senai
O Senai é uma das maiores instituições do ensino técnico e disponibiliza anualmente vagas em cursos variados. Estas vagas podem ser referentes tanto ao ensino presencial quanto ao ensino a distância.
Além de possibilitar uma grande oportunidade para estudantes de baixa renda concluírem um curso reconhecido pelo MEC, o Senac promove ainda a experiência profissional.
Os estudantes inscritos nos cursos disponíveis podem conseguir bolsas como Aprendiz Senai, aprendendo a parte prática da atuação da sua área e recebendo uma remuneração equivalente ao serviço.
Para participar da seleção e concorrer a uma vaga, é necessário estar atento às inscrições para cursos gratuitos do SENAI em 2024.
Novos Caminhos
O programa Novos Caminhos é uma revitalização do antigo Pronatec mas que continua com os mesmo objetivos de popularizar o ensino técnico de qualidade e melhorar a qualificação da mão de obra.
O Novos Caminhos atua através de uma parceria entre o Governo do Estado e instituições parceiras como as escolas técnicas do Sistema S de ensino.
O programa é voltado para o público de baixa renda e oferta vagas através de uma plataforma online, quem podem ser para o ensino presencial e a EAD.
As bolsas ofertadas estão sempre voltadas para as áreas mais promissoras do mercado de trabalho, a fim de garantir um bom índice de empregabilidade para os profissionais formados.
Prouni
O ensino superior também possui iniciativas que visam oferecer oportunidades justas para os estudantes de baixa renda, como é o caso do Programa Universidade Para Todos (ProUni).
O ProUni é um sistema de distribuição de bolsas de estudo a nível superior em instituições privadas a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Depois de realizar o exame, os estudantes devem aguardar o prazo de inscrição para o ProUni e aplicar as suas notas a fim de concorrer a bolsas parciais e integrais.
Fies
O Fies também um programa educacional que proporciona bolsas de estudo parciais e integrais para o ensino superior.
Para participar, é necessário ter realizado o Enem e ter obtido uma pontuação mínima de 450 pontos e uma pontuação superior a 0 na prova de redação.
Os estudantes se inscrevem para as bolsas do Fies e se aprovados, recebem condições de financiamento estudantil facilitadas.